quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Museum of Fine Arts - Montréal - Canadá



O Museu de Belas Artes de Montreal é uma entidade mantida por doações particulares .
Formado por um complexo de quatro pavilhões abriga seis setores que recebem o fantástico acervo de 41 mil obras, sala de concertos, jardins e escola de arte.




David Altmejd ( Nascido em Montreal em 1974 )
O olho
2010-2011

As coleções se dividem em setores de Arqueologia e Cultura Mundias, Idade Média e Arte Moderna, Design e Arte Decorativa, Fotografia e Artes Gráficas  e Jardim de Esculturas.

Existem vários projetos interessantes e peculiares.  
Dentre eles o centro de certificação de obras de arte perdidas durante o período da 2˚ Grande Guerra e o Centro de  Criações Paralelas que propõe ações coletivas multisetoriais partindo de mostras desenvolvidas pelo próprio museu .

No entanto nenhum é mais visível do que a parceria do Jardim das Esculturas com a Art Public Montreal que propõe aumentar a visibilidade de Montréal como destino do turismo cultural internacional. 

Jim Dine
Twin 6’hearts
1999



Fernand Leger
Grande Girassol
1952

Com suas 21 esculturas o Museu reforça a presença da Arte Pública e conta a história da escultura da era moderna até hoje.

Entenda-se por Arte Pública aquela relativa a obras de arte expostas em espaços públicos, seja ao ar livre ou dentro de imóveis.





Um interessante desdobramento desta proposta implantado em 1961 é a Politica de Integração da Arte a Arquitetura que prevê a destinação de cerca de 1% do orçamento total de construção de um local ou edifício público dedicado a implantação de uma obra de arte. Hoje cerca de 3.500 obras de arte públicas foram beneficiadas com esta política e formam um rico patrimônio cultural em todas regiões do estado de Quebec.

 O Museu disponibiliza através de seu site www.mbam.qc.ca  imagens de parte do acervo, vídeos de mostras temporárias, depoimentos de artistas, loja e biblioteca virtual.


>









                                                                                       Lilian Tibery 
Artista Plástica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário