terça-feira, 24 de novembro de 2015

Honoré Daumier - Chicago Art Intitute


Museus de arte de todo mundo tem em suas coleções peças de Honoré Daumier (1808-1879) reconhecido artista francês, mestre da litografia, pintor, ilustrador, artista gráfico desenhista e escultor.



O Chicago Art Institute possui 596 peças do artista, material respeitável até para o Musée Carnavalet- Histórico de Paris, que são expostas em sistema de rodízio, em decorrência do  vasto acervo da instituição.




Dono características como o realismo irônico e mordaz, seu trabalho sempre associado a caricatura, reduziu a grandeza da sua obra.
Para além da abordagem temática, a critica do comportamento humano social ou político, Daumier cria um empatia com as personagens preservando a dignidade humana em detrimento da emoção gratuita da sátira.



Sua famosa série de bustos dos membros da Assembléia Nacional mostra para além da forma a personalidade do modelo. As mesmas formas do grotesco ou burlesco são similares em seu auto retrato porém traçando um perfil psicólogico muito diferente.

Autorretrato

Com sua carreira vista somente pela ótica da sátira, o trabalho de Daumier teve um enredo caótico. Ganhando muito pouco em seus empregos, era despedido constantemente, foi preso por a sua charge Gargantua ,do rei Luiz Felipe seu alvo preferido. Nela , sua majestade era apresentado como um gigante que devorava as riquezas do seu país. Nada mais atual que isso hoje em dia.



Este conjunto de fatores desfavoráveis em sua historia propiciaram uma grande liberdade de criação e facilitou a experimentação de várias técnicas.
Sua abordagem plástica e temática se aprofundou de tal forma que pode-se vislumbrar abordagens que somente seriam desenvolvidas no século seguinte como sugestivos vínculos com o impressionismo e expressionismo.



Uma época em que reproduzir uma visão crítica, as vezes irônica, direta e certeira dos acontecimentos não causava tantos estragos na sociedade.
.Mesmo se tratando de Paris, França
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário