sábado, 5 de março de 2016

Comemorando 8 de março com Frida Kahlo




A exposição dá voz ao universo feminino através da mescla do surrealismo com a fantástica iconografia das tradições do país enfocando mulheres mexicanas ou não que se envolveram com a magia da cultura mexicana.

Minotauro de Remédios Varo

Minha tia, um amiguinho e eu  de Maria Izquierdo
Com a excepcional curadoria de Teresa Arcq, coordenado pelo Instituto Tomie Ohtake e o estímulo da Embaixadora Beatriz Paredes o visitante circula entre bem alinhavadas abordagens das mulheres que, sem fugir ao seu tempo e questionamentos valorizaram o patrimônio cultural mexicano.
Frida e o Aborto , Frida Kahlo
Autorretrato,  Frida Kahlo
Temas como auto imagem, maternidade, aborto,relação a dois, dor física e sofrimento são representados simbolicamente numa busca de expressão e identidade.
Um abraço de amor do Universo , a terra, Diego, eu e o sr. Xólotl
Frida Kahlo entre tantas mulheres têm enfoque especial não só pela renomada profundidade do seu trabalho como pela abrangência e divulgação da cultura mexicana em sua visita a Paris em 1938.

Natureza Viva de Maria Izquierdo
A representação de alimentos e rituais culinários eram usados como metáforas para representação da sexualidade e para narrativa de histórias tanto eróticas como de amor e abandono.

Coração Egoísta de Olga Costa



Na época em que o padrão era se vestir segundo as tradições européias, Frida desenvolveu sua própria estética usando jóias com ourivesaria pré Hispânica, penteados com fitas coloridas e um destacado gosto pela produção têxtil indígena com suas cores particulares.



Esta proposta in fluência várias artistas em áreas como cenografia, estamparia ou incorporadas no vocabulário plástico.
Liederes , 1967 de Bridget Tichenor que além de artista trabalhava na Vogue, N.Y.

A mostra " Frida Kahlo, conexões entre mulheres surrealistas no México" estará em cartaz até dia 27 de março no espaço Caixa Cultural , R.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário