Há quase 2 anos fiz uma serigrafia a partir de um desenho de um carro de boi. http://liliantibery.blogspot.com.br/2010/12/natal.html
Na época ele estava abandonado em um canto do Parque Sabiá e parecia estar a espera de sua parelha de bois e do carreiro.
Ao desenvolver a matriz para gravura me conscientizei da sua importância como referência histórica.
“Sendo originário da Idade da Pedra ou do período Neolítco, o carro de boi surgiu no Brasil com os primeiros engenhos de açúcar, na época da colonização portuguesa.
Foi um dos primeiros instrumentos de trabalho, além do mais antigo e principal veículo de transporte utilizado no País, principalmente nas áreas rurais, por quase três séculos.
Na história do Brasil, o carro de boi aparece na Colônia, no Império, na República, na Revolução de 1930, no Estado Novo. Pode apresentar variações de “modelos” e nomes: carro, carroça ou carreta, como no Rio Grande do Sul, porém, nenhuma cidade, vila, povoação, fazenda, sítio, do litoral ao sertão ignora a existência deste rústico e primitivo meio de transporte, que ajudou a fazer a história do Brasil.”
Agora, com o olhar distanciado pelo tempo, esta imagem emoldurada com cores da Moldura Minuto, assume novas expressões e continua contando a sua história.